domingo, 12 de julho de 2009

II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e da Promoção Étnica e da Igualdade Racial



















Foi realizada nos dias 10 e 11 de Julho a II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e da Promoção Étnica e da Igualdade Racial de Duque de Caxias, sendo sua abertura no Teatro Raul Cortez e os GT´s e a eleição para o Conselho no dia 11 no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
No dia 11, após o credenciamento na parte da manhã, tivemos a leitura do Regulamento, sendo feita uma pequena ressalva e logo após aprovado pela plenária.
As entidades que fazem parte do atual quadro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e da Promoção Étnica e da Igualdade Racial apresentaram um resumo de suas atividades nos últimos dois anos.
A palestra do Prof. Hélio Santos levantou o questionamento estabelecer estratégias para sua atuação.
Enriquecendo a Conferência tivemos a presença do Carlos Alberto de Oliveira (Caó) autor da lei n. 7716, de 05 de janeiro de 1989, e que tornou o crime de racismo inafiançável e imprescritível.
Na parte de tarde foram divididos os Grupos de Trabalho (GT´s) em que a Biblioteca Comunitária Solano Trindade participou no tema "Educação e Cultura", em que apresentou as propostas de tombamento da casa em que Solano Trindade morou em Duque de Caxias, e apóie a criação do Casa-Museu Solano Trindade, o incentivo aos projetos de educação voltados para História local e regional com enfâse na questão da escravidão e entre outros.
Após a leitura dos relatórios pelos grupos a plenária aprovou em bloco as propostas.
A eleição dos novos conselheiros correu tranquilamente, e o fato em destaque é que agora a BIBLIOTOECA COMUNITÁRIA SOLANO TRINDADE, faz parte do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e da Promoção Étnica e Igualdade Racial de Duque de Caxias, ocupando uma das seis cadeiras reservadas ao Movimento Negro, sendo seu representante Antonio Carlos de Oliveira, que foi o segundo mais votado. A primeira mais votada foi Célia Cristo, representante do CAPEM. Completando as seis cadeiras Lia Motta, do Grupo Mulheres com Propósito, Daisemar do Grupo Cultural Os Molekes, Nilcéia do Ogadara e Bernadete Calixto do AfroDance.
Desejamos aos novos Conselheiros muita força e energia para enfrentarem essa luta.
Paz a todos!

Nenhum comentário: