terça-feira, 14 de julho de 2009

Comentário-resposta ao post "POR QUE O MOVIMENTO NEGRO ODEIA OS NEGROS DE SUCESSO?" do blog de Alberto Marques

Num completo desconhecimento das ações do Movimento Negro e do Movimento Popular de Duque de Caxias, o Jornalista Alberto Marques faz afirmações em seu blog no post "POR QUE O MOVIMENTO NEGRO ODEIA OS NEGROS DE SUCESSO?", que para nós da Biblioteca Comunitária Solano Trindade merecia mais que um comentário, mas uma resposta. Segue então:

"Caro Jornalista Alberto Marques

Não consigo entender como alguém que diz trabalhar com informação escreve tão algo superficial e equivocado. Em relação à exposição, não sei qual é sua fonte, mas passa a informação errada quando afirma que a exposição de Januário Garcia foi promovida pelo CONDEDINEPIR, quando a informação correta é que a exposição é um evento da Secretaria de Cultura, em comemoração a lei que criou o Conselho.

E como toda obra de arte, reflete o pensamento do artista. Na cidade nunca houve conflitos a ponto de falarmos em ódio, embates, discussões e disputas são normais, mas chegar ao ponto de usar a palavra ódio, apenas demonstra o completo desconhecimento do Movimento Negro e dos Movimentos Populares, por mais idade que o Senhor tenha. E usando esses termos, o Senhor fomenta o ódio, chegando ao extremo de acusar de racistas aqueles quem vem lutando nessa cidade contra esse câncer que ainda resiste em nosso meio.

Não constesto nenhum dos nomes citados, pelo contrário, acredito que como todos que postaram, que devemos fazer justiça a todos que fazem e fizeram parte de luta.

Em relação a Solano Trindade, sua colocações demonstram ainda mais desconhecimento das ações que o Movimento Negro e o Movimento Popular vem desenvolvendo desde o o início do ano passado, ano do Centenário de nascimento de Solano Trindade. Procure no post do ano passado quando falou também do CONDEDINEPIR a minha resposta.

Foram diversos eventos em Duque de Caxias comemorando o Centenário de Solano Trindade em Duque de Caxias envolvendo o CONDEDINEPIR, Biblioteca Comunitária Solano Trindade, CAPEM, Grupo Cultural Os Molekes, Escola Municipal Solano Trindade, Afro-Dance, DCE-FEUDUC...enfim, se fizer uma pesquisa em nossos arquivos de postagens verá muitos eventos em que Solano Trindade foi lembrado e homenageado pelo Movimento Negro e o Movimento Popular, isso apenas demonstra que suas fontes estão distantes desses fóruns.

Verá também que a Biblioteca Comunitária Solano Trindade recuperou 22 manuscritos inéditos de Solano Trindade e os entregou a família no Festival do Centenário na cidade de Embu das Artes, SP, em julho do ano passado. Nesse evento formamos uma comitiva de Duque de Caxias formada pelo CAPEM, CONDEDINEPIR, ANGU-Tv! e a Biblioteca Comunitária Solano Trindade, a qual eu representava, fiz questão de fazer com que a família Trindade visse aquele gesto como um presente da cidade de Duque de Caxias. Pode confirmar isso acessando o link
http://www.embu.sp.gov.br/noticias/exibir.php?id=1444

Ainda sobre Solano Trindade, em parceria com a Angu Tv! – CinemAção, estamos produzindo o documentário “VENTO FORTE DO LEVANTE – Solano Trindade”, desde julho do ano passado, a qual faço a Produção-executiva, e tenho divulgado nas redes ligadas a cultura da Baixada Fluminense, que você pode confirmar nesse link
http://www.baixadafacil.com.br/historia/solano-trindade-vento-forte-do-levante-biblioteca.php

Mas em nosso blog, sempre divulgamos o andamento das gravações, entrevistamos quase todos os membros da família Trindade de maior relevância para a história de Solano Trindade, e alguns nomes ligados historicamente a ele, como Mestre Saul, Maytê Ferreira, entre outros, e a referência acadêmica quando se trata de Solano Trindade, a Prof. Me. Maria do Carmo Gregório, que defendeu sua tese de Mestrado sobre Solano Trindade. E ainda temos agendado entrevistas com Rubem Confete, Newton Menezes, e há negociações para gravarmos com Abdias do Nascimento. Mas se buscasse informação realmente vinda do Movimento Popular veria em nosso blog o desenvolvimento do documentário. E mais, temos conversações adiantadas para parceria com a Secretaria de Cultura para a distribuição do documentário, se tudo correr bem, faremos a grande estréia no dia 20 de novembro deste ano, na Semana das Tradições e Artes Negras Contemporâneas.

E esse ano o CEAP promoveu o Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2009, e o tema foi “SOLANO TRINDADE – CEM ANOS DO POETA DO POVO”, no qual a Biblioteca Solano Trindade capacitou alunos de escolas públicas de Caxias para participar do Concurso. Promovendo mini-cursos, com exibição de documentários ligadas a temática da lei 10.639, que regulamenta o ensino de História da África nas escolas. Mas fazendo uma busca simples na internet encontrará vários registros ligados a esse tema, e claro acompanhando nosso blog.

Esse ano lançamos a Campanha de Mobilização pela criação da Casa-Museu Solano Trindade, com o tombamento da casa em que Solano morou em Caxias, caso estivesse acompanhado nosso blog saberia desse movimento, e de como estamos conseguindo conquistar apoio em todos os setores da sociedade, inclusive do Movimento Negro. E uma informação de primeira mão para publicar em seu blog, é que uma das principais propostas para o novo CONDEDINEPIR para o biênio 2009/2011, que foi eleito na última Conferência, é lutar pela criação da CASA-MUSEU SOLANO TRINDADE.

Apesar de longo meu comentário, acredito ser pertinente. Caso ache útil segue a lista das entidades que foram eleitas na Conferência de sábado na SME.

Cadeiras do Movimento Negro

1º Titular: CAPEM
2º Titular: Biblioteca Comunitária Solano Trindade
3º Titular: Espaço Cultural Afro Dance
4º Titular: Grupo Afro Cultural Ori Odara
5º Titular: Mulheres com Propósito
6º Titular: Grupo Cultural Os Molekes

Cadeiras de Outras Etnias, Instituições Religiosas e Sindicais:

1º Titular: SINDIPETRO Caxias
2º Titular: Kwê Sejá Sinin - Jeje Mahi

Não sei quais são suas fontes para escrever sobre os Movimentos Popular e Negro, mas o aconselho a revê-las, e quermos nos colocar sempre a disposição para forncecer qualquer tipo de informação sobre nossas ações. E visto que agora fazemos parte do CONDEDINEPIR, podemos estreitar nossos laços para evitar outros equívocos.

Antonio Carlos de Oliveira
Biblioteca Comunitária Solano Trindade"

Um comentário:

T@t@ disse...

Alô pessoal aqui quem fala a Tayná gotaria de elogiar a garra e inteligencia de vcs mas ñ estou postando só p/a isso tmb quero pedir a vcs que votem no
g1.com.br/fantaastico p/a ajudar a Nayane e só entrar e seleciona-la.
Muito obrigada desde já.