Prêmios


Nossa Biblioteca foi condecorada pelo Poder Legislativo por indicação do Conselho Municipal dos Direitos do Negro e Promoção Étnica e Igualdade Racial de Duque de Caxias, em reconhecimento á sua contribuição a valorização da cultura Afro-brasileira, através de suas atividades.


14º CONCURSO FNLIJ/PetrobrasOS MELHORES PROGRAMAS 
DE INCENTIVO À LEITURAJUNTO A CRIANÇAS E JOVENS DE TODO O BRASIL 2009







VENCEDORES 
1º LUGAR"Programa Permanente de Estímulo à Leitura/PPEL - Livro Meu”Prefeitura Caxias do Sul - Secretaria de CulturaResponsável: Luiza Helena Darsie da MottaCaxias do Sul – RS
É um programa permanente da Rede Municipal da Cultura de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Criado em 2005, pela Secretaria Municipal de Cultura, o programa tem a leitura como fundamental para a formação do cidadão crítico. Portanto, desenvolve diversas ações que buscam a formação de leitores, divididas em dois eixos.
O eixo infantil e juvenil, do qual já participaram mais de 120 mil crianças, atua na Biblioteca da Estação e no Jardim da Leitura (com os projetos Biblioteca da Estação vai à Escola e Leitura de Histórias) e no Setor Infantil da Feira do Livro de Caxias do Sul. Desenvolve diferentes projetos como Cangurus da Leitura; Passaporte da Leitura e Tapete Mágico. Já foram distribuídos cerca de 63.000 livros para crianças e jovens.
Já o eixo adulto, do qual já participaram mais de 800 mil pessoas, atua nas Bibliotecas Comunitárias; no Encontro Estadual de Leitura – PROLER; na Feira do Livro de Caxias do Sul e nas Malas de Leitura e Fábrica de Leitura.
É um programa completo, que atinge crianças e adultos, na rede escolar de ensino e também em toda a comunidade, pela realização de suas ações. Seus quatro anos de existência comprovam a mobilização leitora conquistada pelos prêmios já recebidos e pelo exemplo espelhado nos municípios vizinhos (em parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias), que têm criado seus programas de leituras. 
2º LUGAR
“Programa Expedição”Associação Vaga LumeResponsável: Sylvia de Albernaz Machado do Carmo GuimarãesSão Paulo – SP
O Programa Expedição atua em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira, com a promoção do acesso ao livro e à leitura. É desenvolvido pela Associação Vagalume, organização sem fins lucrativos, criada em 2001. O Expedição seleciona um acervo de títulos consagrados da literatura, além de organizar ações que estimulam a participação no incentivo à leitura e ao livro (o trabalho voluntário dos mediadores de leitura).
Ao longo dos anos, o programa tem se ampliado e se adaptado às idiossincrasias locais do público alvo. Atualmente, participam do programa: 131 comunidades rurais de 20 municípios. Em 2008, foram distribuídos 15.690 livros; 590 mediadores de leitura foram formados e mais de 22.000 crianças e jovens atingidos pelo programa.  A Associação Vagalume conta com diversos parceiros que contribuem com a manutenção do programa.
Com sede na cidade de São Paulo, o Expedição, além da promoção leitora voltada ao público da região norte, realiza um intercâmbio cultural com escolas da cidade de São Paulo. Representantes de SP foram para a Amazônia e representantes do norte foram para a cidade paulistana.

3º LUGAR“Fazendo Minha História”Associação Fazendo HistóriaResponsável pelo programa: Claudia de Freitas VidigalResponsável legal: Lola Knoplech CupermanSão Paulo – SP
O Instituto Fazendo História, com sede em São Paulo, SP, tem implantado bibliotecas em diferentes abrigos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Maranhão. Já foram atendidas 600 crianças e distribuídos 4.830 livros, em 30 abrigos. A parceria com cada abrigo dura cerca de três anos. Durante esse período, são realizados momentos de formação e reciclagem dos educadores e da equipe técnica das instituições, com foco no trabalho com os livros e com as histórias de vida das crianças e adolescentes.
Para a implementação da biblioteca, um roteiro de preparação e formação é realizado com os educadores. Após 12 meses de trabalho, o livro de história de vida da criança ou do jovem é o produto final do processo. Nele há relatos, fotos, depoimentos, desenhos e outras atividades realizadas junto ao adulto responsável. Com isso, além das leituras, a criança cria e/ou recria sua própria história.

MENÇÕES HONROSAS
Biblioteca Comunitária Solano Trindade.Responsável: Antonio Carlos de Oliveira MagalhãesDuque de Caxias – RJ
Meu Broto de Leitura: Leitura de Histórias, Contos, Poesias... Para Bebês.Responsável: Creuza Prates Galindo SoaresMarília - SP
Programa Semeando Leitura.Fundação Edmilson Campos de MoraisResponsável: Juliana Volpe Nogueira Faria. Taquarintinga – SP
Progresso na Leitura.Responsável: Paulo Régis Araújo Moura Sobral – Ceará
Sacolão da Leitura.Responsável: Rosângela Meira de OliveiraCondeúba – BA


CONCURSO PONTOS DE LEITURA 
EDIÇÃO MACHADO DE ASSIS 2008 






MOÇÃO DE APLAUSO, DA CÂMARA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS, INDICAÇÃO DO PRESIDENTE DA CASA, EM RECONHECIMENTO AO TRABALHO DE INCENTIVO À LEITURA E FOMENTO DA CULTURA POPULAR EM NOSSA CIDADE.