domingo, 12 de julho de 2009

Exposições de fotografias de Januário Garcia sobre Quilombos na Praça do Pacificador em Duque de Caxias


A população de Duque de Caxias vai poder conhecer de perto um quilombo, gratuitamente, em espaço aberto na Praça do Pacificador.


Será realizado na sexta-feira, 10 de julho, às 17h, a abertura das exposições: “Remanescentes de Quilombos por Januário Garcia” e “Passado e Presente por Januário Garcia e Christiano Junior”. Os trabalham ficarão expostos até o dia 15 de agosto.


O palco reversível do Teatro Municipal Raul Cortez abrigará uma reprodução dos quilombos com fotos, onde o público vai poder vivenciar como era a vida dessas pessoas. Já na praça, vai estar exposta uma série de fotografias que retratam a trajetória desse povo.Em mais de 30 anos de carreira observando e vivendo a realidade afro-brasileira, o fotógrafo Januário Garcia mostra uma pequena parte do resultado que capturaram suas lentes.


Em paralelo, entre o passado e o presente, o fotógrafo português Christiano Junior, que viveu no Rio de Janeiro de 1862 a 1886, retrata com sensibilidade a presença do negro na sua época. A intenção é apresentar ao público um pouco da história de resistência do afro-brasileiro nos quilombos.


As exposições acontecem em comemoração aos dois anos do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica, que também está realizando nesta sexta-feira, dia 10, às 19h, a II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica


Nenhum comentário: