sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Retrospectiva - 2011 - O ano em que levamos o Cangulo longe!


Começamos 2011 na TV. A primeira matéria sobre a Biblioteca Comunitária Solano Trindade para a TV Brasil, muito nos orgulha ter sido em uma TV pública, mesmo com o estigma de não ter a audiência que as outras, mas para nós foi muito importante para divulgação de nossa luta.
a jornalista Lizzie Nassar entrevistando as crianças para a TV BRASIL.
Em fevereiro participamos do CineRock 3 , onde tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para diversos movimentos e grupos populares da Baixada Fluminense. E fomos contemplados pelo Ministério da Cultura com diversas assinaturas de revistas e jornais especializados em cultura, política e sociedade. Tudo a disposição da comunidade.
Antonio, Larissa, Leide, Roberto e André nos representando no CineRock3
Em Abril tivemos o orgulho de formar a primeira turma do nosso Curso de Informática Solidária. Totalmente auto-gestionário, nosso agradecimento especial a Laís Meneses e Lali Amaral.
Lais, Lali, André e Antonio entregando os certificados do Curso de Informática Solidária
E passamos a integrar mais ativamente do Movimento Baixada Literária, paralelamente fortalecemos a articulação dos Pontos de Leitura no Rio de Janeiro, onde tivemos a oportunidade estarmos com o Presidente da Biblioteca Nacional Eduardo Galeno.
Carla Nascimento e Alana do Movimento Baixada Literária recebidas por Leide e Antonio.

 Além de toda nossa luta pela cultura, passamos a atuar na área da saúde, sob a coordenação da Profª Enfª Vivian Fernanda, que na direçãoo do Projeto "Saúde para o Cangulo" foi até as casas levar informações para saúde preventiva, com o apoio dos alunos do Curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Freinet.
Profª Enfª Vivian e os voluntário do Projeto Saúde para o Cangulo

Nossa biblioteca passou a ser muito mais reconhecida e valorizada em nossa cidade, a prova disso é a visita da então Presidente da Fundação para o desenvolvimento tecnológico e políticas sociais (FUNDEC) Profª Roberta Barreto. Tal atitude levou a consolidação de uma parceria que trouxe para a Biblioteca uma reforma geral para recebermos o projeto de ALFABETIZAÇÃO DIGITAL COM CIDADANIA. 
Visita da Sec. de Educação Profª Roberta, a época (junho) Pres. da Fundec
Participamos Pela primeira vez da Feira Literária de Paraty, num encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas com as Bibliotecas Comunitárias da região, levando nossa experiência aqui no Cangulo para compartilhar com os freqüentadores da Feira.
Antonio e Alexssandra nos representando na FLIP
E para colocarmos o Cangulo definitivamente no circuito cultural da Baixada Fluminense, lideramos o processo de formação da Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias do Rio de Janeiro, organizando o 1º Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Rio de Janeiro. 
1º Encontro de Bibliotecas Comunitárias do RJ - Igreja Metodista do Cangulo
A partir daí estávamos legitimados a buscar desenvolver políticas públicas, foi por isso que procuramos as autoridades municipais de cultura e educação para iniciarmos o processo de construção do Plano Municipal de Livro e Leitura, a credibilidade de nosso trabalho nos possibilitou reunir em nossa cidade o Ministério da Cultura, a Secretaria Estadual de Cultura e as Secretarias Municipais de Cultura e Educação. Somado a esse apoio oficial a sustentação do movimento popular.
1º Encontro PMLL-Duque de Caxias
2º Encontro PMLL-Duque de Caxias
Quando pensávamos que nosso ano estava bom, eis que veio um vento...o VENTO FORTE DO LEVANTE, de Rodrigo Dutra, que levou as telonas vida e obra de Solano Trindade e um pouco de nossa luta para fazer do velho poeta conhecido entre todos que valorizam a arte e a cultura. Sem grana, sem apoio, sem incentivos oficiais, mas com uma grande torcida e apoio dos movimentos culturais dessa cidade que ainda acreditam na força de nosso povo. Lotamos o Teatro Raul Cortez, em plena quarta,  numa noite memorável. Como se não bastasse apenas a vitória de finalizarmos o filme, ainda fomos convidados pela CUFA para exibirmos em Moçambique no Festival CineCufa. E terminamos o ano com dois prêmios o de Melhor Filme de 2011 no CineClube Mate com Angu, ganhando ANGU DE OURO de 2011, e o próprio Cine Cufa, como o melhor documentário pelo voto especializado.
Estreia de "Vento forte do levante" de Rodrigo Dutra no Teatro Raul Cortez - 27/07/11
Em Agosto receberíamos um convite que não poderíamos recusar, de fazer parte da direção do 1º Banco Comunitário da Baixada Fluminense, o Banco Comunitário de Saracuruna, o que nos projetou ainda mais. E abriu a possibilidade de compartilharmos nossa experiência de auto-gestão para o desenvolvimento de uma economia solidária e humana.
A diretoria do Banco Comunitário de Saracuruna e o pessoal da IEES-UFF
Mas setembro nos reservava um dos momentos mais inesquecíveis em todos nossa história, não só da Biblioteca, mas do Cangulo, e de Duque de Caxias. Pela primeira vez um movimento popular organizado estava na Bienal do Rio expondo seu trabalho e levando escritores, poetas, historiadores, músicos e personalidades. Levamos para o RIOCENTRO a convite do PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA  (PNLL) todos nossos parceiros em nossa luta para fazer de Duque de Caxias uma cidade muito mais que leitora, mas transformadora.
A Biblioteca Comunitária Solano Trindade na XV Bienal do Rio.
O Dia Nacional da leitura já faz parte do calendário cultural de nossa cidade, o Cangulo festeja o livro e a arte no dia 12/12. Esse ano tivemos um festival de fantoches, musica, contação de histórias, internet, pula-pula, muito doce, pirulito, guaraná e claro distribuição de livros e sorteio de brinquedos para a molecada.
Festa do Dia Nacional da Leitura - 2011
Cada ano que passa estamos nos familiarizando com a via-crucis dos editais públicos, e pensando nisso não podíamos deixar nossos jovens desamparados para se inscreverem sozinhos no edital de Agentes de Leitura. Partimos então para uma campanha de divulgação, e mais que isso colocamos nossa estrutura a serviço de todos interessados em realizar sua inscrição auxiliando-os em todo processo. 
Tais. Jovem inscrita no edital Agentes de Leitura
2011 foi o ano em que levamos o nome do Cangulo e da Biblioteca Comunitária Solano Trindade para diversos fóruns, seminários, feiras, debates, tvs´s, rádios, mas para nós o evento que mais nos alegrou e nos proporcionou trocas de experiências foi a BiblioCamp. Um encontro de personalidades do Brasil inteiro ligados à Bibliotecas, e nós estivemos lá falando da Biblioteca Comunitária Solano Trindade e o Cangulo.
Antonio, nos representando na BiblioCamp 2011
E quando pensávamos que 2011 tinha terminado, não poderíamos esperar mais nada, agora é so preparar para as festas e depois partirmos paras as férias, eis que Deus nos surpreende mais uma vez com sua infinita bondade: Todos os projetos que apresentamos a Secretaria Estadual de Cultura foram aprovados. Isso significa que em 2012 vamos conseguir canalizar recursos do Governo do Estado para investirmos em cultura, não só na Biblioteca Comunitária Solano Trindade, aqui no Cangulo, mas como nossa primeira filial no Ana Clara.
Melhor que vestibular. nosso nome dos projetos aprovados nos editais de Bibliotecas Comunitárias da SEC-RJ
E não para por aí, por termos o status de Ponto de Leitura do Ministério da Cultura fomos contemplados com uma verba para renovarmos nosso acervo literário já para fevereiro de 2012.
Com essa boa notícia temos o orgulho de dizer que a Biblioteca Comunitária Solano Trindade conseguiu voltar o as atenções para o Cangulo e Duque de Caxias as três esferas de poder: Federal, Estadual e Municipal.
Tais apoios comprovam a credibilidade do trabalho que temos desenvolvido ao longo desses anos em defesa do acesso ao conhecimento, a democratização de acervo e ao incentivo À leitura, não só no Cangulo, mas em nossa cidade, e na Baixada Fluminense.
Conseguimos colocar o Cangulo no mapa, não só para saberem que existimos. Mas para saberem que há pessoas aqui lutam e constroem, que há pessoas que pensam e propõem, que há pessoas que reivindicam sim, mas sobretudo realizam.

Se você ainda não faz parte dessa história, nossas portas estão abertas. Todos contribuem como podem, seja orando, fazendo um bolo, doando refrigerante, sendo voluntário no pré-vestibular, aula de alfabetização de adultos, ensinando xadrez, cuidando das crianças, divulgando nas redes sociais, falando do nosso trabalho, ajudando nos eventos, contribuindo financeiramente... Enfim, cada um contribui como pode.
Queremos agradecer a todos que contribuíram e contribuem para essa história fosse uma referencia para bibliotecas comunitárias do Brasil inteiro. E dizer que 2012 está chegando, e com ele uma possibilidade de mudança e esperança que pessoas que realizam possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento de nossa cidade.

Um Feliz Natal e um 2012 com muitas outras vitórias para todos nós!

Um comentário:

Alexssandra Vaz disse...

Ler essa retrospectiva me enche de orgulho e me deixa muito feliz por fazer parte da família solano Trindade. Parabéns a todos que trabalham por este sonho, parabéns pelas conquistas alcançadas no ano. E e que em 2012 sejamos ainda mais abençoados.
Nana