segunda-feira, 27 de junho de 2011

1º Encontro das Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias - A Celebração da Solidariedade!


No dia 25 de junho de 2011, conseguimos reunir no Cangulo, em Duque de Caxias, 12 Bibliotecas Comunitárias e movimentos voltados à democratização da leitura, não só de Caxias, mas de todo Estado do Rio de Janeiro.

Representantes da RBBC e da Revista Biblioo, que cobriram o evento.
Estiveram no evento para seus respectivos projetos de pesquisa, a graduanda em Biblioteconomia da UNI-RIO, Margarete Souza, e a estudante do Curso de Fomação de Professores do Instituto Roberto da Silveira, Miriam Souza Moura.

Discutimos nossa participação no processo de Construção do Plano Municipal de Livro e Leitura de Duque de Caxias, que começa no próximo dia 02 de Julho.

Mas podemos afirmar que o mais simbólico foi o inicio da construção da REDE ESTADUAL DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DO RIO DE JANEIRO (REBICRIO).

Vamos fortalecer ainda mais nossa rede convidando outras Bibliotecas Comunitárias e Movimentos para nos articularmos para construirmos os Planos Municipais de Livro e Leitura (PMLL), e darmos o pontapé para o Plano Estadual de Livro e Leitura (PELL).


Participaram do Encontro as seguintes representações:

Biblioteca Comunitária Vila Aracy (Parada Angélica - Duque de Caxias)
Biblioteca Comunitária Solano Trindade (Cangulo - Duque de Caxias)
Biblioteca da Cidade Alta (BICA) ( Rio de Janeiro)
Biblioteca Comunitária do Grupo da Tia Angélica (Parque Paulista - Duque de Caxias)
Movimento Baixada Literária (Bibliotecas Comunitárias de Nova Iguaçú, São João de Meriti e Queimados)
Movimento Livro de Rua
Revista Biblioo
Rede Brasil de Bibliotecas Comunitárias - RBBC

Queremos fazer uma agradecimento em especial ao Pastor Robson, que dirige a Igreja Metodista Sião do Cangulo, que tão carinhosamente abriu as portas para realizarmos nosso encontro, visto que a BC Solano Trindade, encontra-se em obras para em breve reinauguraremos, em breve,  celebrando a parceria com a FUNDEC.

Paz a todos! E seguimos em nossa caminhada.

Nenhum comentário: