sábado, 15 de outubro de 2011

O Dia Nacional da Leitura (2011) no Cangulo - Muito além dos doces e brinquedos baratos.

Teatro de Fantoches encantando a garotada



A Comunidade do Cangulo ainda chegando para a Festa





Internet gratuita para os jovens, coordenada pelos voluntários Vitor e Tamires.

Projeto Saúde para o Cangulo, coordenao pela Profª Enfª Vivian Fernanda.




Oficina de desenho e pintura com Mônica Lima

Hellenice Ferreira e Mônica Lima, respectivamente da SME-DC e Biblioteca Municipal Leonel Brizola

Roda de Leitura e contação de Histórias com a Escritora Hellenice Ferreira

Muita música e brincadeiras no Dia Nacional da Leitura no Cangulo








Pelo terceiro ano consecutivo realizamos a Festa do Dia Nacional da leitura. Para quem não conhece a nossa história pode achar que foi mais uma festa doa dia das crianças na Baixada Fluminense, mas nossa luta é muito mais que distribuir brinquedos, nossa luta se baseia na perseguição incessante em construir para a comunidade do Cangulo um aparelho cultural completamente auto-gestionário e um movimento que apresente para a cidade de Duque de Caxias uma referência em políticas públicas para o livro e leitura.
No último dia 12/10 em nossa festa vimos o quanto a comunidade tem abraçado cada vez mais nossa proposta, pois diferente do oportunismo eleitoreiro comum nesse dia festivo, primamos por atividades culturais que proporcionem a todos acerca da importância do conhecimento através do prazer de transformar a leitura em algo comum entre as famílias brasileiras, e aqui temos feito nossa contribuição para que esse sonho se torne realidade.
Nada melhor que começarmos nossa festa literária com uma escritora e uma contadora de História Helenice Ferreira com uma sensibilidade e carinho sem igual envolveu de tal forma as crianças que foram levadas a universo da imaginação.
Paralelamente jovens e adultos acessavam internet em nosso laboratório montado na varanda por um de nossos coordenadores de informática, Genilson Martins, e dirigido pelos voluntários Vitor e Tamires.
No pátio a oficina de desenho e pintura era coordenada por Mônica Lima, que com muito carinho cuidou de nossos pequeninos.
Do outro lado da rua o Projeto Saúde para o Cangulo coordenado pela Enfª Vivian Fernanda levou atendimento de saúde para centenas de pessoas, entre outras procedimentos foi feita aferição de pressão, teste de glicose, orientação de higiene prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.
Ao mesmo tempo o pula-pula funcionando para os pequeninos que faziam uma enorme fila para se divertirem.
Abrilhantando nossa festa tivemos também muita música num grande coral de mais de 200 vozes crianças, que logo depois assistiram uma linda apresentação de teatro de fantoches.
Mais tarde começamos a distribuir através do sorteio os livros, brinquedos e roupas que alegraram muito nossas crianças.
Queremos agradecer a todos que contribuíram para que mais um 12 de outubro, ficasse marcado aqui no Cangulo, não só por oportunistas que desrespeitam a inteligência dos moradores com suas bolas descartáveis e bonecas de papel, mas pelo crescimento a cada dia de nossa luta para que o conhecimento e cultura não sejam produtos de uma elite privilegiada, e de fato comemoramos o DIA NACIONAL DA LEITURA.
Paz a todos!

2 comentários:

Danny Kaethanno disse...

Meus sinceros parabéns pelo trabalho valioso de vocês todos!!! Precisamos mesmo disso! e no Brasíl inteiro!!! Batalhar pela comunidade é muito gratificante e cada um de nós fizesse isso, provavelmente teríamos um país bem melhor!...Parabéns mais um vez.

Andre disse...

Parabéns pela festa!
Esta eu perdi... Mas, em breve estarei caminhando junto com vocês novamente! Forte abraço!!