quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CINEROCK 4 - Inscrições abertas

 
A Mostra Independente Cinerock é um evento que, desde 2009, integra o Audiovisual (em curtas-metragens de ficção, documentais ou experimentais); Artes visuais (com obras plásticas, fotografias e objetos que compõem a exposição “Cinerock nas Galerias”) e Música.
A Mostra é realizada pelo Pública Alternativa, um coletivo de criatividade que atua no cenário independente nas áreas de produção cultural e audiovisual e já vai para a sua quarta edição agora em dezembro (dia 11 no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, localizado em Nova Iguaçu).
A primeira edição do Cinerock aconteceu em março de 2009, no Centro Cultural Donana, em Belford Roxo. O evento foi responsável pela reativação do espaço, que havia encerrado suas atividades há cerca de 15 anos.
A edição contou com a participação das bandas República 01, Odisséia, Surfinbirds, Alícia e do MC K-Bide. As paredes do Donana receberam quadros do artista plástico Dida Nascimento, formando a primeira exposição do Cinerock. Já no telão, curtas-metragens que tinham por denominador comum a Baixada Fluminense foram projetados.
Houve ainda um bate-papo sobre o tema “Cinema e música na Baixada nos anos 80 x atualmente”.
O primeiro Cinerock teve por parceiros os cineclubes “Cinegoteira” e “Mate com Angu”, além do Coletivo Anti Cinema.
Em julho do mesmo ano, foi realizado a segunda edição do Cinerock, novamente no Centro Cultural Donana. Desta vez, a Mostra iniciou o método de inscrições disponíveis para artistas visuais, cineastas e músicos através do site do evento. Desta forma, o Cinerock ampliava a participação para artistas de todo o Rio de Janeiro.
Na categoria música, foram selecionadas as bandas “Lixo de Luxy”, “Rota Espiral”, “A Marilla” e “Sofiapop”. A exposição foi composta por 3 trabalhos fotográficos: “Culturas tradicionais”, por Bruno Maia; “Intervenção urbana natural”, por Bianca Radics; e “Feira”, por Claudiano Vasconcelos.
Houve ainda projeção de curtas, intervenção do grupo “Pó de poesia” – grupo de poetas da Baixada Fluminense – e um debate acerca do tema “Sustentabilidade x cultura – Arte do lixo”. A 2ª edição do Cinerock recebeu apoio da produtora MENS, que pertence a Lauro Farias, baixista d’O Rappa.
Ao longo de 2010, foram realizadas várias edições em formato de menor proporção, apelidadas edições “de bolso”, realizadas ainda no Centro Cultural Donana. Cada edição contava apenas uma banda e pequenas intervenções artísticas.
E em 26 de fevereiro de 2011, a 3ª edição da Mostra Independente Cinerock contou com o apoio e estrutura física do SESC Rio, unidade Nova Iguaçu. Nesta edição, 120 artistas realizaram inscrição, entre cineastas, músicos e artistas visuais, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Na programação do evento haviam as apresentações musicais dos músicos Matheus Topine e Rodrigo Barreto e das bandas “Expresso Aurora”, “Andrade e a Torre”, “Audionari” e “Tatubala”.
A exposição contou com a participação de 12 artistas visuais: Bárbara Sotério, Bruno Baketa, Caetano Vidal, Diana Vieira, Dida Nascimento, Frederico Arede, Gabriela Boechat, Javier Pedrosa, Linda Valente, Louise Teixeira, Marco Bravo e Yuri Peixoto.
Num formato mais amplo, sob a curadoria da cenógrafa Erika Nascimento, a exposição recebeu o título “Cinerock nas galerias”. Para a ocasião, houve coquetel de abertura e presença da maior parte dos expositores.
A exposição “Cinerock nas galerias” permaneceu aberta para visitação de suas gravuras, pinturas e fotografias durante 1 mês.
Pela primeira vez, o Cinerock recebeu representantes de projetos, organizações e artistas para a feira que ocupou uma das galerias do SESC Nova Iguaçu. Nela, haviam stands com livros, fanzines, quadros e objetos artesanais. Participaram da feira: A artista plástica Gabriela Boechat, os coletivos “Let’s Pense” e “Anti Cinema”, o bazar Brechoque, o escritor Julio Ludemir, Site da Baixada .(e a Biblioteca Comunitária Solano Trindade levando a Exposição itinerante "Varal de Poesias de Solano Trindade" e uma oficina de reaproveitamento.)
A projeção fílmica contou com 10 obras, incluindo vídeo-arte, documentário e ficção, além de uma performance que envolvia corpo, som e imagem, desenvolvida por Renato Baratcho.

A 4ª edição acontecerá no dia 11/12/11 no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu/RJ.

A inscrições podem ser feitas no site www.cinerock.com.br

fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/cineclube/posts/2011/10/18/cinerock-na-baixada-411916.asp

Nenhum comentário: