terça-feira, 13 de setembro de 2011

Biblioteca Comunitária Solano Trindade na XV Bienal do Livro - Rio - 11/09/11

  

No momento em que o debate sobre a corrupção aumenta no Brasil e diversas organizações não-governamentais são envolvidas nesse mar de lama, a Biblioteca Comunitária Solano Trindade demonstrou nesse dia 11 de setembro de 2011 na Bienal do Livro na cidade do Rio de Janeiro como deve ser o comportamento de uma verdadeira entidade representando a sociedade civil. 

Dividindo o espaço com seus parceiros de luta para o desenvolvimento de uma cultura voltada para a cidadania presenteou os visitantes da Bienal com apresentações de artistas populares de Duque de Caxias, debates envolvendo questões sobre a mulher, criança e adolescente e uma nova visão econômica da política do livro, o papel das bibliotecas e apresentação da mais nova estrela da literatura de nossa cidade, a Maria Vitoria que nos deu uma verdadeira aula de cidadania apesar dos seus oito anos de idade.  

Esse dia ficará marcado na memória de todos nós que fazemos parte da Biblioteca Comunitária Solano Trindade. Foi um momento especial onde somente uma sociedade conhecedora de seus direitos e de sua capacidade na mobilização em defender sua cultura é capaz de realizar. 

Um dia especial e repleto de magia e encanto como um espaço dedicado a cultura sugere que tenha de existir. Em nossa passagem pela Bienal conseguimos refletir na ótica popular como esse espaço dedicado aos grandes grupos editoriais também pode ser ocupado por grupos que tenha como objetivo mostrar a importância do livro na vida de crianças e adolescentes nas periferias das cidades e das regiões metropolitanas deste país. 

Foi possível mostrar a como surgiu nossa cidade, que o cordel é uma peça importante no imaginário da população, e que uma criança como a nossa pequena Maria Vitória é capaz de nos ensinar como é simples vivenciar o amor pela natureza, pela leitura pelas pessoas e pela família. Debater a importância de uma biblioteca aberta e sem travas para que o leitor sinta o prazer de estar presente em um espaço nem sempre livre para os amantes do livro ou que apenas querem aprender a gostar da leitura. Falar sobre temas que a sociedade brasileira tem evitado debater com a seriedade necessária como o aborto, a prostituição infantil, a situação da mulher e sobre a família. 

Queremos agradecer todos os parceiros que estiveram conosco na XV Bienal do Livro do Rio, e os que não puderam estar lá, mas que nos apoiam incondicionalmente.

Paz a todos!


















 





Nenhum comentário: