sábado, 7 de novembro de 2009

Lançamento do livro "Solano Trindade - Poeta das Artes do Povo" da Profª Maria do Carmo Gregório - 05/11/09







Numa noite agradabilíssima em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, mais especificament no Centro Cultural Sylvio Monteiro foi realizado o livro da Prof. Ms. Maria do Carmo Gregório "Solano Trindade: Poeta das Artes do Povo", fruto de sua dissertação de Mestrado pela UFRJ.

A poesia ficou a cargo do grupo PÓ DE POESIA, que recitou vários poemas de Solano Trindade, e em especial a participação do poeta Márcio Rufino.

Numa breve palavra a autora do livro, deu uma breve palavra sobre o processo de construção da dissertação, destacando a militancia de Solano Trindade no debate sobre a questão de raça e classe no interior do movimento negro.

Enriquecendo com cores e poesia, a Exposição "VARAL DE POESIAS DE SOLANO TRINDADE", lencóis brancos grafitados por Márcio Bunys, com direito a poesia inédita, que fazia parte dos manuscritos de Solano, que nossa biblioteca recuperou.

E encerrando a noite, a apresentação do GRUPO CULTURAL GUETOFOBIA, que como sempre encantou o público com seu funk enganjado, consciente e revolucionário com suas letras questionadores, intrigantes, e claro com muita poesia de Solano Trindade, tendo como ponto alto a música "Trem sujo da Leopoldina".

A fila se formou para garantirem o exemplar do livro, e claro a dedicatória da Prof. Maria do Carmo Gregório.

A publicação é do CEAP, que contou com o apoio da PETROBRÁS, fazendo com que o livro seja distribuído gratuitamente, principalmente para as escolas.

Nossa biblioteca, agradece o carinho da Prof. Maria do Carmo, e em especial da Prof. Marize, que fez com tivessemos a privilégio de participar de um momento tão especial.

Paz a todos!

Nenhum comentário: