terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Biblioteca Comunitária Solano Trindade e o Grupo Cultural Guetofobia promovem o Dia da Consciência Negra nas escolas de Duque de Caxias.












A Biblioteca Comunitária Solano Trindade, O Grupo Cultural Guetofobia em parceria com Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Duque de Caxias (COMPIR-RH) e Secretaria Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias (SMS-DC), promoveram palestras, encontros musicais, desfiles, feira de culinária afro-brasileira, debates e apresentações folclóricas em escolas de Duque de Caxias (públicas e privadas) que abrigam os núcleos de Pró Jovem Urbano, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Em todas as escolas a Exposição Itinerante “Varal de Poesias de Solano Trindade” com lençóis brancos grafitados por Márcio Bunys, levou a poesia do Poeta do Povo para crianças, adolescente, jovens e adultos. Em todos os lugares que a exposição passou despertou o interesse das pessoas em conhecer a obra de Solano Trindade.

A música coube ao Grupo Cultural Guetofobia, que de forma inovadora segue realizando seu trabalho de conscientização através do funk, com suas letras conscientes e engajadas, carregadas de crítica social e afirmação. Tendo sempre como ponto alto “Trem sujo da Leopoldina” poema de Solano Trindade, musicado pelo Grupo.

Os debates foram fomentados sempre com a exibição prévia do curta “ As cores do xadrez” (Jorge Furtado, 22’, 2004), com sua mensagem contra a discriminação, racismo e preconceito.

Em todas escolas, das crianças aos adultos, o filme emocionava o público. O debate dirigido pelo Prof. Antonio Carlos de Oliveira, vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos direitos do Negro e da Promoção Étnica e Igualdade Racial – (COMDEDINEPIR) revezando com Bruno Max, do Grupo Cultural Guetofobia.

No Colégio Independência (Saracuruna), no dia 19//11, o destaque ficou para o desfile com trajes típicos de África, a Capoeira do Monitor Prego, feira de culinária afro-brasileira, juntamente com o grafiti de Márcio Bunys, com seus traços e cores criando um punho cerrado no muro do colégio, e paralelamente a Exposição Itinerante “Varal de Poesias de Solano Trindade” com lençóis brancos grafitados por Márcio Bunys, marcando o Dia da Consciência Negra em Saracuruna.

Na E.M. Carmem Lúcia, em Santa Cruz, a Capoeira ficou a cargo do Mestre Levi, da Liga duquecaxiense de Capoeira, e a apresentação empolgante do curta “ As cores do xadrez” (Jorge Furtado, 22’, 2004) que levou o público a debate caloroso acerca da necessidade de nos afirmarmos e lutarmos para fazer valer a lei 10.639 nas Escolas de todo o Brasil.

Na E.M. Mário Covas, Cangulo, a programação foi dirigida pela Biblioteca Comunitária Solano Trindade e o Grupo Cultural Guetofobia que levou de centenas de crianças e adolescentes ao debate acerca da importância da Consciência Negra para nosso país. Todas as turmas assistiram ao curta “ As cores do xadrez” (Jorge Furtado, 22’, 2004).

Completando a programação estivemos na E.M. Jayme Fichman (Saracuruna), CIEP 171 (Santa Lúcia)

As programações seguem até a primeira semana de dezembro, no dia 01/12 na Faculdade Flama, e na UERJ-CAXIAS (FEBF), e no dia 04/12 no Colégio Loyd Martha.



Nenhum comentário: