terça-feira, 8 de abril de 2008

Centenário Solano Trindade - LUTA CONTRA O RACISMO? SEMPRE É TEMPO EM NÓS QUE SOMOS SOLANO TRINDADE!‏


Nem tudo são flores nas nossas comemorações! Solano Trindade foi um guerreiro e o dia a ser lembrado é o Dia Internacional contra o Racismo. Solano com certeza está entre os pioneiros, embora já tenha nascido num país declarado livre da escravidão. Mas a luta contra o não declarado, o disfarçado, o camuflado, o dissimulado foi mais exigente embora não mais penosa! Solano não descansou nunca nesta batalha. Sempre uniu arte e política, na busca de obter mudanças sociais através de sua atuação artística. Este é o exemplo a seguir, pois foi o modelo que ele deixou.

Ser herdeiro de Solano Trindade é uma tarefa exigente, pois é impossível ter este nome e não atuar, de alguma forma, pelas conquistas da igualdade racial e pela preservação e difusão da cultura popular. A ação do homem é sempre política, seja ela em qualquer área de atuação. É preciso manter a arte do povo e o povo na arte, mas com muito espaço para a reflexão política e as conseqüentes ações no social.


Basta olhar, como exemplo, a escola de samba, o negro começou levando cacetada da polícia, pois o branco não queria ouvir o seu batuque. Hoje o branco quer fazer parte das escolas, isto é bom, mas vemos os valores da sociedade branca capitalista invadirem as quadras: é mais importante vender fantasia do que fazer samba; é mais importante o samba apoiado pelo carnavalesco – que está ali para ganhar o carnaval e não para preservar a cultura e os valores pelos quais o negro levou tanta porrada - do que o samba que bateu no coração dos componentes.


As lutas que ainda precisam ser travadas só podem ser vitoriosas se realizadas em estreita aliança com o conjunto da classe trabalhadora, da juventude e dos todos os demais setores oprimidos e explorados. Algo que não pode ser levado a cabo pelos partidos vinculados e comprometidos com a elite dominante. O Brasil precisa de um projeto e este projeto tem que passar por todos. Eu tenho uma filosofia de que tem que haver uma grande valorização das quadras das escolas de samba, pois ela é justamente o espaço criado pelo negro, dentro da sociedade brasileira e onde o negro conquistou o respeito e o reconhecimento. Ali é o espaço onde o negro teve o direito de ir e vir livremente, até hoje. Será que nossos netos o terão?



Liberto Solano Trindade

Nenhum comentário: