segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lançamento do livro infantil "Frederico" de Hellenice Ferreira e ilustrações de Martha Werneck no Dia Nacional do livro infantil

Viver momentos especiais, todos podem viver. Fazer efetivamente que aconteçam é um privilégio de poucos. Duque de Caxias viveu esses momentos, e nosso trabalho aponta para que não passem de momentos. No último dia 18, na Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, comemoramos o Dia Nacional do livro infantil, em homenagem ao dia de nascimento de um de nossos grandes escritores: Monteiro Lobato.


Mas não comemoramos por mero cumprimento de calendário, comemoramos em grande estilo, com um porte de uma cidade grande, que é grande não por ter quase um milhão de habitantes, mas grande por ter entre seus moradores uma pessoa com sensibilidade e carinho como Hellenice Ferreira, que nos proporcionou o privilégio de no Dia do Livro Infantil, lançarmos seu “Frederico”, uma viagem de amor e carinho de uma experiência vivida por uma menina vivida nos montes de nossa cidade.


Essa história ganhou traços mágicos nas mãos de Martha Werneck que ilustrou o livro de forma emocionantemente sensível, e que nos presenteou com a exposição de suas pranchas originais nos proporcionando uma viagem ainda mais intensa. Recebemos em nossa Biblioteca Infantil, no 1º piso, quase 250 pessoas.


Estavam representados, com grupos em média de 12 crianças cada, as Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias (Solano Trindade, PROFEC, Chocobim, Igreja Ortodoxa e Vila Aracy), Escolas municipais, escolas particulares, Museu Vivo do São Bento, Câmara Municipal de Duque de Caxias, Defesa Civil de Duque de Caxias, Fórum Cultural da Baixada Fluminense, Agentes de Leitura, Casa Brasil de Imbariê, Bibliotecas Públicas (Imbariê, Jardim Primavera e Xerém), artistas plásticos e produtores culturais. 


Foi uma celebração à cultura e ao povo de nossa cidade, num dia que a maioria das cidades do Brasil celebravam de forma geral nossa riqueza cultural. 

Martha Werneck, Prof. Antonio Carlos e Hellenice Ferreira
“Frederico” de Hellenice Ferreira, não é uma viagem literária, é um marco na política de livro e leitura de Duque de Caxias, pois trabalharemos para de um novo tempo, não só para os amantes do livro, mas para aqueles que ainda não descobriram o prazer da leitura.

Prof. Antonio Carlos - Coordenador de Políticas de Livro e Leitura de Duque de Caxias
fotos: Site da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Nenhum comentário: