quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prof. Antonio Carlos assume a direção da Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola

Prof. Antonio Carlos, ao fundo a Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, que junto com o Teatro Raul Cortez faz parte do Centro Cultural Oscar Niemayer na Praça do Pacificador em Duque de Caxias (Foto:Luciana Ribeiro)




Fundador da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, no Cangulo e principal articulador do  Plano Municipal de livro e leitura de Duque de Caxias, o Prof. Antonio Carlos assume oficialmente a direção da Biblioteca Municipal Gov. Leonel Brizola (BMGLMB) na gestão do Prefeito Alexandre Cardoso e dirigido por Jesus Chediak e André Oliveira, Secretário e Sub de Cultura e turismo, ficará ainda sob sua responsabilidade a Coordenação de política de livro e leitura e as três salas de leitura em Xerém, Imbariê e Jardim Primavera.

Segundo o Prof. Antonio Carlos  "Duque de Caxias está a frente em nosso país pois tem um dos processos mais democráticos e transparentes na construção de seu Plano Municipal de Livro e Leitura, pois a iniciativa partiu do movimento popular e não foi um enlatado do poder público" e completa ressaltando que será uma de suas prioridades "A aprovação do PMLL é uma de nossas prioridades a médio prazo, e a curto prazo é fazer com que as unidades voltem a funcionar normalmente atendendo a população" .

Ainda sobre suas diretrizes o Prof. Antonio Carlos destaca a criação de um sistema de bibliotecas "Vamos criar Sistema Municipal de Bibliotecas a princípio com as públicas e comunitárias, e a longo prazo através de um censo levantar o número de Bibliotecas da rede municipal e estadual visando um integração e padronização"

Desde 2005 à frente da Biblioteca Comunitária Solano Trindade no Cangulo, onde de forma empreendedora e com apoio de sua comunidade, conseguiu ineditamente o elevar a BCST de uma simples iniciativa de incentivo à leitura à um dos movimentos populares mais reconhecidos do Rio de Janeiro, estando hoje a frente da Rede Brasil de Bibliotecas Comunitárias, e a prova disso foi a conquista de apoio das três esferas de poder, mais a Fundação Biblioteca Nacional, e amplamente respaldada pela comunidade.

Em sua última conquista, antes de assumir a função pública, foi confirmada a parceria com o Instituto C&A em que a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias receberá o financiamento do Projeto "Tecendo uma rede de leitura" na ordem de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) que atenderá cinco bibliotecas comunitárias: Solano Trindade e Grupo Comunitário (Cangulo), Profec (Jardim Primavera), Grupo Comunitário Chocobim (João Pessoa) e Vila Aracy (Parada Angélica).

Com esse histórico Prof. Antônio Carlos leva uma grande experiência para administração pública de nossa cidade em que finaliza "Vamos levar para as bibliotecas públicas a experiência de biblioteca viva que desenvolvemos nas bibliotecas comunitárias, onde a participação popular será priorizada e promoveremos outras atividades culturais como Cine-clubes, saraus, festivais de poesia e exposições"

A Rede Brasil de Bibliotecas Comunitárias (RBBC) através de um de seus maiores articuladores, Abraão Antunes, recebeu com entusiasmo a notícia “...recebemos com muita alegria a notícia de que o prof. Antonio Carlos será um dos novos protagonistas da leitura na esfera pública, com sua nomeação para a Biblioteca Municipal Leonel Brizola, em Duque de Caxias”, atualmente a RBBC articular centenas de Bibliotecas Comunitárias de todo Brasil e promove o debate acerca de políticas públicas de livro e leitura, conclui  “...Esperamos que existam avanços nas questões práticas e políticas da leitura no plano local, desejando bons ventos aos novos caminhos a serem trilhados por Antonio, e todos aqueles que estiverem ao seu lado nessa jornada!”
Em nossa cidade o Coordenador da Biblioteca Comunitária de Vila Aracy, Valdir Santana comenta “Mais uma vitória para cultura do nosso município, acaba de ser confirmada a nomeação do nosso querido,professor Antonio Carlos para Biblioteca Municipal Leonel Brizola, nós da Rede de Bibliotecas de Duque de Caxias, que Antonio abraçou com seu espírito democrático e agregador o parabenizamos.”
A notícia repercutiu no meio acadêmico ligado ao tema, a Pesquisadora Maria da Conceição comenta “(Prof.Antonio)... formulou e executou projetos transdisciplinares para a Biblioteca Comunitária Solano Trindade que deram ao espaço de leitura outras funções para além do livro, ou seja, a produção cultural do professor Antônio Carlos fixou a Biblioteca no cenário Nacional das práticas culturais de formação integral do leitor
Ainda em seu curriculum destaca-se o documentário "O Vento forte do levante - Solano Trindade em que dividiu a produção com o cineasta caxiense Rodrigo Dutra, o filme recebeu os prêmios de melhor documentário do Festival Cine Cufa 2011 e o Angu de Ouro do Cine Clube Mate com Angu.

 Nós voluntários, cooperadores, colaboradores da Biblioteca Comunitária Solano Trindade desejamos sucesso nesse novo desafio do Prof. Antonio Carlos

Nenhum comentário: