quinta-feira, 8 de março de 2012

Aula Inaugural do Pré-vestibular Comunitário 2012 - Convite


É com grande alegria que convidamos todos os amigos para a Aula inaugural de nosso Pré-vestibular Comunitário, que será realizada no dia 10 de março às 16hs.
Inspirado no modelo do Pré-vestibular para Negros e Carentes (PVNC), seguimos a filosofia do voluntariado e mobilização popular. A maioria de nossos professores são ex-alunos do PVNC , e a nossa própria história se confunde com o PVNC, tanto o núcleo Solano Trindade em Jardim Primavera, quanto o Castro Alves em Saracuruna.
Um dos critérios para aferirmos uma possível emancipação das classes populares da tutela intelectual das elites maquiavélicas do Brasil, é o fato que hoje temos em nossas comunidades e periferias brasileiras pessoas como a Profª Alexssandra Vaz, moradora do Ana Clara, contrariou todas as estatísticas exclusivas graduou-se em Geografia pela UERJ, e alcançou o Mestrado dissertando sobre " A qualidade ambiental na bacia do Rio São João, Baixadas Litorâneas" e atua incansavelmente na luta pelo acesso ao conhecimento das classes populares em nossa cidade, não somente atuando em nossa biblioteca, mas no Sistema Público de Ensino. 
Tal biografia cacifa a Profª Alexssadra Vaz para proferir, não só para os alunos, mas para nossa comunidade a Aula Inaugural do Pré-vestibular Comunitário da Turma 2012. O tema proposto é "Conhecimento como elemento transformador das Comunidades Carentes". 
Acreditamos ser mais do que simbólico, é histórico ter em nossas comunidades quadros para articular, mobilizar e inspirar uma Revolução ainda maior quando alcançarmos a consciência coletiva de que precisamos ocupar espaços que nos foram aviltados historicamente. 


Nenhum comentário: