segunda-feira, 4 de julho de 2011

1º Encontro de Construção do Plano Municipal do Livro e Leitura de Duque de Caxias - 02/07/11 - SME-DC

Profª Elisa Machado (SNBP-FBN), Prof. Antonio Carlos (BCST) e a Profª Rita Carino (SEE-RJ)
Jean Mano e as crianças da Biblioteca Comunitária Solano Trindade
Prof. Gutemberg Cardoso (Secretário de Cultura e Turismo), Prof. Rosely e a Profª Miryam (Secretária e Sub-secretárias de Educação de Duque de Caxias)
Profª. Elisa Machado, Coordenador do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional
Biblioteca Comunitárias: Solano Trindade e Vila Aracy e Livro de Rua
Movimento Baixada Literária
Prof. Antonio Carlos e a Profª Elisa Machado

Antonio (BCST), Luciana e Isabel (SMCT-DC) e Felipe (SME-DC) - Coordenação PMLL-DUQUE DE CAXIAS
  No dia 02 de julho, Duque de Caxias viveu um momento histórico.
Essa foi um das frases mais repetida na Secretaria de Educação de Duque de Caxias, o 1º Encontro de Construção do Plano Municipal de Livro e Leitura começou a ser esboçado num simples ato de nos reunirmos e entendermos que é necessário construirmos juntos, Estado e Sociedade civil, um conjunto de Políticas Públicas do Livro e Leitura para Duque de Caxias.
Para nós das Bibliotecas Comunitárias, foi uma  vitória, não só simbólica, mas política, pois nos afirmamos no cenário da cidade como uma força organizada, e agora reconhecida pelos poderes públicos, e em todas as esferas, tanto federal, estadual e municipal.
Tivemos atos e discursos de comprometimento de todos que estiveram presentes, como a Secretária de Educação, Profª  Roseli, e o Secretário de Cultura, Prof. Gutemberg Cardoso. Isso mostra a vontade política do Governo Municipal em construir junto com a Sociedade o Plano Municipal de Livro e Leitura (PMLL) e depois encaminha-lo para o Prefeito para sancioná-lo.
Logo de início podemos destacar no discurso do Secretário de Cultura, Prof. Gutemberg a humildade em salientar o papel essencial do Prof. Antonio Carlos, coordenador da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, que levou ao secretário a necessidade da cidade começar a discutir a elaboração do PMLL, que prontamente foi aceito e iniciado os trabalhos para a realização do evento.
Em seguida a representante da Secretaria Estadual de Cultura (SEE-RJ), Rita Carino, destacou em sua fala a disposição da SEE em apoiar nossa iniciativa, e apresentando as ações na área do Livro e Leitura da SEE que poderão fortalecer ainda mais nosso esforço em apoiar o PMLL, como editais e projetos de financiamento de inciativas de incentivo à leitura, tanto nas escolas, quanto nas bibliotecas pública e comunitárias.
Para abrilhantar ainda mais nosso  encontro,  Profª Elisa Machado, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional (SNBP-FBN), animou ainda mais nosso esforço quando ela se colocou institucionalmente e pessoalmente a disposição de nossa luta. Isso significa que teremos canal direto com a Biblioteca Nacional apoiando nossos esforços, se subsidiar, não só teoricamente, mas politicamente na construção de uma rede em prol do Livro e da Leitura, e chamou a atenção para acrescentarmos mais um “L”, incorporando a Literatura nas próximas ações.
Após,o coffee-break, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, ouvimos a apresentação do Movimento Baixada Literária que vem trabalhando incansavelmente para fomentar nos municípios da Baixada a construção de seus respectivos PMLL’s.
Demos um pequeno passo em direção  ao nosso PMLL, mas avançamos muito, pois inéditamente conseguimos  reunir num primeiro encontro o apoio do governo federal, estadual e municipal.
Através de nota a Secretária Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a Profª Maria Antonieta Antunes Cunha , afirmou: “Impossibilitada de comparecer no evento deste sábado (02/07), por compromissos agendados anteriormente ao convite de Duque de Caxias, gostaria de felicitar essa Biblioteca (Solano Trindade) e o Município por seu empenho  para se criar o Plano Municipal do Livro e da Leitura, tornando-se um exemplo fundamental para outros tantos que, muitas vezes maiores, elegem prioridades menos importantes do que o desenvolvimento de uma sociedade leitora.Saiba que pode contar com a equipe do PNLL e comigo em particular, em outro momento em que estejam discutindo seu Plano, a partir de agosto.”
Podemos afirmar que estamos levando à risca o lema do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), em que diz “Estado e Sociedade atuando pelo desenvolvimento da Leitura no Brasil”, e aqui em Duque de Caxias começou pela Biblioteca Comunitária Solano Trindade, no Cangulo, e que cabia a nós não nos furtamos, provocamos o debate, mas vamos construir juntos, para que Duque de Caxias seja exemplo para o Brasil.
Cangulo, 04 de Julho de 2011.
Biblioteca Comunitária Solano Trindade

Nenhum comentário: