quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Reflexão, avaliação, gratidão e desabafo - Prof. Antonio Carlos


Mais um ano se encerra, e com ele as frustrações, o desânimo e descrença. Renovam-se as expectativas e perspectivas para o ano vindouro. Para nós da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, 2010, foi um ano de lutas, mas muitas Vitórias. A cada ano que passa a comunidade participa ainda mais de nossas iniciativas e projetos.
Há sempre as mentes doentias, que  nada fazem,  e emprestam suas línguas para depreciar, normal, esse comportamento não é exclusividade do Cangulo. Seguimos em nossa luta para oferecer à comunidade um espaço de incentivo à leitura, eventos culturais e valorização de nosso bairro, visto que ainda existe uma idéia extremamente preconceituosa que o Cangulo, é um lugar extremamente “perigoso”, onde as pessoas do “outro lado da linha” não podem visitar.
Tenho feito uma campanha forte na internet  através das redes sociais (Orkut, Facebook, twitter etc) para mostrar que o Cangulo não é aquilo que o preconceito constrói, mas o que nós lutamos para que ele seja, tanto a Biblioteca Comunitária Solano Trindade, como a Creche Comunitária Favo de Mel, a Rádio Comunitária Onda Jovem, a Associação de Moradores e as Igrejas que além da mensagem religiosa, levam solidariedade e carinho aos que necessitam.
Acreditamos que a valorização do Cangulo, está acima da disputa político-partidária, e, portanto, toda iniciativa deve ser reconhecida e valorizada. Nosso compromisso é estar sempre a serviço da comunidade, colocando toda nossa estrutura física e humana para o desenvolvimento intelectual do Cangulo.
Colocar definitivamente o Cangulo no circuito do movimento da cultura popular de Duque de Caxias, com nosso próprio esforço e a benção de Deus. Não foi falta de busca de apoio, pois fizemos diversos contatos com a Prefeitura Municipal  de Duque de Caxias, através da Secretaria de Cultura não fomos devidamente reconhecidos, e conseqüentemente essa indiferença não se traduziu em apoio.
Diferentemente, da Prefeitura de Caxias, uma nota feliz é o apoio do Ministério da Cultura, do qual recebemos o prêmio de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em material. Renovamos e reestruturamos o acervo literário e informatizamos o atendimento, atualmente somos oficialmente Ponto de Leitura, integrante da REDE DE BIBLIOTECA VIVA do Ministério da Cultura (Conforme publicação no Diário Oficial da União – Portaria nº 92, de 22 de dezembro de 2008).
Recebemos diversas MENÇÕES HONROSAS, a mais importante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que nos escolheu entre 1500 projetos de incentivo à leitura do todo o Brasil. Em diversas atividades temos constatado que nossa luta não tem sido em vão, a parceria com escolas públicas e privadas da região tem comprovado isso. O reconhecimento não vem somente em forma de títulos ou prêmios, mas de parcerias que se traduzem em atitudes solidárias e praticidade. Destacamos a doação que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, que concretizou um de nossos objetivos que era nosso laboratório de informática, climatizado e nossa estrutura de som e vídeo para cine-clube.
 Não poderíamos deixar de citar o apoio de alguns comerciantes e Instituições, que sempre que os solicitamos nos atenderam com carinho, em especial: A Padaria do Marcelo, Forte do Cangulo, AMI Bazar, Padaria do Rai, Friend´s Lan House, RM Soluções em Informática, Mercearia do Sr. Aroldo, Colégio Independência, Papelaria Fofão da Primavera, J.R. Bikes, Marilda Bazar, Mundo Colorido Moda Infantil e Três Netos Guarda Bicicletas.
No campo da saúde avançamos com a realização do Projeto Saúde para o Cangulo, coordenado pela Enfermeira Vivian Fernanda, tem atendido a comunidade em diversos procedimentos preventivos.
Ganhamos novos colaboradores e amigos, e queremos conquistar mais ainda, você que nunca esteve em nossa biblioteca, nos visite, faça parte de nossa luta, de nossa família, que cresce a cada dia.
Nosso espaço apresenta-se como uma alternativa para a comunidade, onde todos são tratados de forma solidária e fraterna.

Esse informativo é para compartilhar algumas de nossas conquistas de 2010, e desejar que nossa parceria seja ainda mais intensa em 2011.
Para 2011 estão previstas:  Pré-vestibular, Alfabetização de Adultos, Curso de Espanhol para crianças, Curso de Informática, Capoeira, Cine-Clube, Reforço de Português e Matemática e as oficinas de xadrez, artesanato.
Em nome de todos os voluntários, colaboradores e amigos da Biblioteca Comunitária Solano Trindade quero agradecer todo carinho que nossa Biblioteca tem recebido.
Paz a todos!
com carinho, 
Prof. Antonio Carlos

2 comentários:

Lya disse...

Realmente vocês são exemplo de crença e força de vontade. Aos que lutam, por crença e fé em um ideal, recebem ajuda e o apoio que necessitam e merecem. Porque voces acreditam, vocês conseguem.Parabéns Prof. Antonio e a todos os seus auxiliares. Muitas bênçãos de Paz, Luz e Fraternidade em 2011. Muito sucesso e grandes VITÓRIAS ! Lya Ferraz, Porto Alegre/RS/Brasil

Abraao Manoel disse...

Eu montei um blog sobre ecologia, pois acho importante a concientizção ecológica das pessoas.

Gostei do seu blog

http://ecologiaemeioambiente.blogspot.com/