quinta-feira, 10 de junho de 2010

Desafiando o Fututo - Parte I

Em julho de 2008 comecei a organizar um material arquivado desde os tempos em que

atuava na Pastoral do Menor no fim dos anos 80, hábito aliás que venho mantendo e que permite possuir um arquivo de conteúdo valioso. A organização desse material me levou com apoio de algumas pessoas que tiveram acesso ao material ao projeto de escrever um livro sobre a situação da criança e do adolescente no Brasil. Desde então o trabalho tem sido intenso, com atualização das informações assim como o planejamento para poder desenvolver o objetivo de construir e publicar o livro. O apoio recebido tem sido fundamental tanto no trabalho como na busca de recursos para a qualidade deste trabalho.

Outra questão fundamental está nas viagens realizadas que tanto serve para que informações, pesquisas, reportagens e livros já publicados possam ser atualizados com o perfil de cada localidade. O prazer que essas viagens proporcionam se completa com a emoção dos depoimentos e com o aprendizado alcançado com a experiência vivida em cada cidade ou na visita a cada grupo ou pessoa entrevistada.

O titulo foi um trabalho a parte, que consumiu dois meses, e conforme a organização do material ia avançando alguns nomes se fortaleciam, até que DESAFIANDO O FUTURO ganhou corpo e importância.


O subtítulo teve a sua definição em primeiro lugar o que acabou fortalecendo o titulo principal. Ao falar sobre a situação de crianças e adolescentes sempre nos portamos para o futuro, e quando o assunto é violência praticada contra essa população acabamos na verdade falando de um futuro incerto, por isso o desafio, juntando as palavras cheguei ao titulo DESAFIANDO O FUTURO:a historia da violência contra a criança e adolescente no Brasil.

A construção desse livro tem sido uma experiência fantástica, no primeiro momento o objetivo seria o de falar simplesmente sobre a situação de violência vivida por nossos jovens, fosse a sofrida ou mesmo a praticada por eles, no entanto a cada entrevista ou visita a grupos de jovens, ao conhecer algumas experiências desenvolvidas nos mais diversos lugares que conheci, esse objetivo foi se modificando e passei a escrever não apenas uma experiência onde a violência acabasse sendo o ponto principal do livro, mas que a mensagem do livro passasse a ser de que apesar da situação de violência existente no meio da nossa sociedade existe uma saída e aqui acabou sendo o objetivo principal deste livro. Temos chance e podemos viver numa sociedade onde o ser humano possa ser diferente do que existe hoje. Apostar na juventude é a esperança desse outro momento, e será sobre ele que tanto neste como nos outros livros que está por vir com certeza que escreverei. Por isso o titulo DESAFIANDO O FUTURO ficou sendo o que ia de encontro a mensagem que pretendo passar para os leitores.


Fernando Trajano
021-86859609

2 comentários:

viviane francisco disse...

Que Deus abençoe esse lindo trabalho.
Vivi

Andre disse...

Muito bom trabalho! Certamente será uma contribuiçao muito diferenciada do discurso costumeiramente ouvido pelos que escrevem sobre nossas crianças mas nao presenciam sua realidade.
Antonio, bom demais este apoio, abrindo espaço para nosso Amigo Trajano. Abraços.