terça-feira, 29 de julho de 2008

BCST resgata manuscritos de Solano Trindade, com poemas inéditos, e entrega a família Trindade em Embu das Artes - SP


















































































Não podia ser diferente se tratando de Solano Trindade. No último final de semana a Biblioteca Comunitária Solano Trindade (BCST), participou das comemorações pelo Centenário de Solano Trindade em Embu das Artes, SP.


Duque de Caxias foi representada à altura de sua grandiosidade, junto com a BCST, representada pelo Prof. Antonio Carlos, e o Centro Aplicado de Pesquisa em Educação Multi-Étnica (CAPEM) de Nova Campinas, representado por Geanne Campos, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Igualdade racial e promoção étnica (CONDEDINE), representado por seu presidente Sr. Jairo Vargas, levaram da cidade, um grande presente para a família Trindade.


Num achado importantíssimo para a historiografia a acerca da vida e obra de Solano Trindade, foram entregues, pelo Prof. Antonio Carlos, à familia 22 manuscritos de Solano Trindade, todos poemas, que em sua maioria eram desconhecidos até mesmo pela família. Levados a BCST pelo Sr. Sérgio, sua vontade era que esses documentos chegassem à família.


E essa foi a homenagem de Duque de Caxias ao Centenário de Solano Trindade, Poeta do Povo.
E não foi só isso, levando todo balanço carioca para Sampa, o grupo "OS MOLEQUES" da BCST, levantou as pessoas presentes no TEATRO POPULAR SOLANO TRINDADE, o solo sagrado das manifestações populares recebeu toda a energia do funk carioca nas letras conscientes e engajadas de Bruno Max, 17 anos, que adaptou o célebre poema "Tem gente com fome", em versão Funk.


E fechando a participação de Duque de Caxias no palco do TEATRO POPULAR SOLANO TRINDADE, o grupo TEATRANDO, da BCST, apresentou a peça "Trajetória de Solano Trindade", que levou a família Trindade a momentos emocionantes, no encerramento do espetáculo, no momento em que Solano Trindade, não morreu, mas transformou-se em Cantiga, e continua em todos os momentos em que entoamos hinos pela liberdade e luta contra todo tipo de opressão e racismo.













Foi uma participação memorável de Duque de Caxias, em especial do Cangulo, Ana Clara e Nova Campinas.
A cidade de Embu das Artes nos recebeu de braços abertos, e queremos agradecer a recepção em especial a toda família Trindade, produção do Centenário.













Duque de Caxias prepara-se para fazer justiça ao nosso grande Poeta, em breve informes sobre o Centenário Solano Trindade em nossa cidade.













Tamu Juntu!
Paz a todos!

Nenhum comentário: