sábado, 28 de junho de 2008

Biblioteca Comunitária Solano Trindade e Conselho de Defesa do direito do negro em Festival em homenagem a Solano Trindade em Embu das Artes - SP




A razão de ser da cultura popular, expressada em diversas faces da arte, das tradições folclóricas, do patrimônio material e espiritual de um povo, encontrou em Solano Trindade sua marca de manifestação. “Solano”, originário do latim, significa “O vento do levante”. Há quem interprete a palavra como “Vento forte da África”. E foi como um forte vento afro-brasileiro que Solano Trindade movimentou os cenários da cultura popular por onde passou, principalmente entre os anos 30 e 60.



Francisco Solano Trindade nasceu no berço miscigenado da cultura popular, no bairro São José, Recife, Pernambuco, em 24 de julho de 1908. No Embu, ele chegou em 1961 e se apaixonou pela cidade, sendo um dos precursores do movimento que a transformaria em Embu das Artes. Poeta, escreveu Poemas D’uma Vida Simples (1944), Seis Tempos de Poesia (1958) e Cantares ao Meu Povo (1961). Ator, foi o primeiro a interpretar Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, no teatro, e participou de filmes como O Santo Milagroso, Agulha no Palheiro e, como co-produtor de Magia Verde, foi premiado em Cannes. Multifacetado, Solano foi também teatrólogo, folclorista, pintor. Sua obra recebeu elogios de intelectuais do porte de Sérgio Milliet, Carlos Drummond de Andrade, Roger Bastide, Otto Maria Carpeux, Darcy Ribeiro, entre outros. Dentre seus poemas, Tem Gente com Fome foi talvez o mais famoso e elogiado, tendo sido musicado em 1975 pelo grupo Secos & Molhados. A censura, no entanto, proibiu a execução e somente em 1980 Ney Matogrosso, já em carreira solo, incluiu a música em seu disco. O multiartista faleceu em fevereiro de 1974, deixando sua arte como legado.




Centenário Solano TrindadeCom o propósito de reviver Solano Trindade no seu centenário – a 24 de julho de 2008 – por meio da herança de sua nobre arte e cultura populares, a Prefeitura de Embu dará início à celebração com uma série de atividades que terá a cidade como palco, a partir de 4 de julho. Antecipando a comemoração, dois livros lançados dia 25/6 pela Editora Nova Alexandria resgatam a obra poética do artista: Poemas Antológicos de Solano Trindade e Tem Gente com Fome.




O Centenário Solano Trindade promete movimentar o cenário da cultura popular afro-brasileira. Confira abaixo a programação e participe. É imperdível:




4/7 - Sexta-feira - Centro Cultural Embu das Artes – Lgo. 21 de Abril, 29 - Centro19h –






Abertura do Centenário Solano TrindadeCerimônia de Lançamento do Selo e Carimbo Postal Personalizado Comemorativos do Centenário Solano TrindadeShow de Vítor da Trindade - Cantando Solano Trindade, Meu Avô! do Maracatu do Teatro Popular Solano Trindade e coquetel.




5/7 - Sábado - Centro Histórico 11h -






Abertura do 2º Festival Gastronômico: o Centenário envolve os aromas e sabores da culinária de Embu, onde pratos de 9 restaurantes têm os nomes das poesias de Solano Trindade




12 e 13, 19 e 20/7 - sábados e domingos -






Feiras livres, praças e Centro HistóricoEntre 10 e 17h - Treze poetas embuenses declamam poesias de Solano Trindade:Andrea Neres, Arimatéia, David, Emerson Santana, Fábio, Guilherme, Luiz Fiais, Nei Silva, Noel, Paulo Tadeu, Solemar (Sol), Takumi Roberto e Toninho Poeta




Apresentações artísticas no Teatro Popular Solano Trindade Avenida São Paulo, 100 – Centro




24/7 - quinta- feira - das 17 às 22h Cia. Capulanas



Negronei e o Rosário



Vitor da Trindade - Cantando Solano Trindade, Meu Avô!



Teatro Popular Solano Trindade com a dança Coco de Alagoas e Pernambuco




25/7 - sexta-feira – das 17 às 22h






Negritos do Samba



Bloco do BarataManinho da Cuíca Revista do Samba Borba, Murilão e Silvio Modesto Fabiana CozzaOsvaldinho da Cuíca




26/7 - sábado - das 15 às 22h






Núcleo de Repertório do Teatromovimento



Moleques de Caxias (Biblioteca Comunitária Solano Trindade - Cangulo)



A Quatro Vozes (grupo vocal feminino)



Ballet Afro KotebanTião Carvalho (cantor, compositor, músico, dançarino e pesquisador maranhense)



Ilu Krugli, criador do Teatro Vento ForteNaipe de Percussão do Teatro Popular Solano Trindade Ilá Dudu Z'Africa Brasil



Teatro Popular Solano Trindade com a dança Jongos Mineiro, Fluminense e da Serrinha




27/7 - domingo – 13 às 21h






Encerramento Solaninho Frevo da Carla Folia de Reis Gonçalves



Tropeiros da Serra



Congada de São Bernardo



Teatrando ( Grupo da Biblioteca Comunitária Solano Trindade - Cangulo)



Grupo Cupuaçu



Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras



Allan da Rosa e Aline Reis: Poesia e AcordeonAyrá Otá



Vítor da Trindade e Carlos Caçapava



Banda de Percussão Feminina Ilú Obá De MinSetswana



Music Dance (grupo de dança da África do Sul)



MulunguBloco do Urucungos, Puítas e Quijengues



Teatro Popular Solano Trindade com a dança Maracatu







Tem gente com fome






“Trem sujo da Leopoldina,/ Correndo correndo,/Parece dizer:/ Tem gente com fome,/ Tem gente com fome,/ Tem gente com fome.../ Piiiii!/(...) Só nas estações,/Quando via parando,/Lentamente, começa a dizer:/Se tem gente com fome,/Dai de comer.../Se tem gente com fome,/Dai de comer.../Mas o freio de ar,/Todo autoritário,/Manda o trem calar:/Psiuuuuu...”






Solano Trindade

Nenhum comentário: