quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prof. Antonio Carlos assume a direção da Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola

Prof. Antonio Carlos, ao fundo a Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, que junto com o Teatro Raul Cortez faz parte do Centro Cultural Oscar Niemayer na Praça do Pacificador em Duque de Caxias (Foto:Luciana Ribeiro)




Fundador da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, no Cangulo e principal articulador do  Plano Municipal de livro e leitura de Duque de Caxias, o Prof. Antonio Carlos assume oficialmente a direção da Biblioteca Municipal Gov. Leonel Brizola (BMGLMB) na gestão do Prefeito Alexandre Cardoso e dirigido por Jesus Chediak e André Oliveira, Secretário e Sub de Cultura e turismo, ficará ainda sob sua responsabilidade a Coordenação de política de livro e leitura e as três salas de leitura em Xerém, Imbariê e Jardim Primavera.

Segundo o Prof. Antonio Carlos  "Duque de Caxias está a frente em nosso país pois tem um dos processos mais democráticos e transparentes na construção de seu Plano Municipal de Livro e Leitura, pois a iniciativa partiu do movimento popular e não foi um enlatado do poder público" e completa ressaltando que será uma de suas prioridades "A aprovação do PMLL é uma de nossas prioridades a médio prazo, e a curto prazo é fazer com que as unidades voltem a funcionar normalmente atendendo a população" .

Ainda sobre suas diretrizes o Prof. Antonio Carlos destaca a criação de um sistema de bibliotecas "Vamos criar Sistema Municipal de Bibliotecas a princípio com as públicas e comunitárias, e a longo prazo através de um censo levantar o número de Bibliotecas da rede municipal e estadual visando um integração e padronização"

Desde 2005 à frente da Biblioteca Comunitária Solano Trindade no Cangulo, onde de forma empreendedora e com apoio de sua comunidade, conseguiu ineditamente o elevar a BCST de uma simples iniciativa de incentivo à leitura à um dos movimentos populares mais reconhecidos do Rio de Janeiro, estando hoje a frente da Rede Brasil de Bibliotecas Comunitárias, e a prova disso foi a conquista de apoio das três esferas de poder, mais a Fundação Biblioteca Nacional, e amplamente respaldada pela comunidade.

Em sua última conquista, antes de assumir a função pública, foi confirmada a parceria com o Instituto C&A em que a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias receberá o financiamento do Projeto "Tecendo uma rede de leitura" na ordem de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) que atenderá cinco bibliotecas comunitárias: Solano Trindade e Grupo Comunitário (Cangulo), Profec (Jardim Primavera), Grupo Comunitário Chocobim (João Pessoa) e Vila Aracy (Parada Angélica).

Com esse histórico Prof. Antônio Carlos leva uma grande experiência para administração pública de nossa cidade em que finaliza "Vamos levar para as bibliotecas públicas a experiência de biblioteca viva que desenvolvemos nas bibliotecas comunitárias, onde a participação popular será priorizada e promoveremos outras atividades culturais como Cine-clubes, saraus, festivais de poesia e exposições"

A Rede Brasil de Bibliotecas Comunitárias (RBBC) através de um de seus maiores articuladores, Abraão Antunes, recebeu com entusiasmo a notícia “...recebemos com muita alegria a notícia de que o prof. Antonio Carlos será um dos novos protagonistas da leitura na esfera pública, com sua nomeação para a Biblioteca Municipal Leonel Brizola, em Duque de Caxias”, atualmente a RBBC articular centenas de Bibliotecas Comunitárias de todo Brasil e promove o debate acerca de políticas públicas de livro e leitura, conclui  “...Esperamos que existam avanços nas questões práticas e políticas da leitura no plano local, desejando bons ventos aos novos caminhos a serem trilhados por Antonio, e todos aqueles que estiverem ao seu lado nessa jornada!”
Em nossa cidade o Coordenador da Biblioteca Comunitária de Vila Aracy, Valdir Santana comenta “Mais uma vitória para cultura do nosso município, acaba de ser confirmada a nomeação do nosso querido,professor Antonio Carlos para Biblioteca Municipal Leonel Brizola, nós da Rede de Bibliotecas de Duque de Caxias, que Antonio abraçou com seu espírito democrático e agregador o parabenizamos.”
A notícia repercutiu no meio acadêmico ligado ao tema, a Pesquisadora Maria da Conceição comenta “(Prof.Antonio)... formulou e executou projetos transdisciplinares para a Biblioteca Comunitária Solano Trindade que deram ao espaço de leitura outras funções para além do livro, ou seja, a produção cultural do professor Antônio Carlos fixou a Biblioteca no cenário Nacional das práticas culturais de formação integral do leitor
Ainda em seu curriculum destaca-se o documentário "O Vento forte do levante - Solano Trindade em que dividiu a produção com o cineasta caxiense Rodrigo Dutra, o filme recebeu os prêmios de melhor documentário do Festival Cine Cufa 2011 e o Angu de Ouro do Cine Clube Mate com Angu.

 Nós voluntários, cooperadores, colaboradores da Biblioteca Comunitária Solano Trindade desejamos sucesso nesse novo desafio do Prof. Antonio Carlos

sábado, 16 de fevereiro de 2013

1º Seminário "Por uma Baixada Leitura: Políticas públicas para Bibliotecas"


A Rede de Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias estará presente para compartilhar nossa luta para a construção do Plano Municipal de livro e leitura. Vamos juntos fazer uma Baixada leitora!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Festa de Natal Literário e informes 2013.


No ano passado ficamos devendo uma postagem sobre nosso Natal literário, queríamos agradecer a todos que doaram para que nossa festa fosse realizada, foi o amo que mais recebemos doações e foi nossa maior festa de toda nossa caminhada. Foram distribuídos mais de 500 brinquedos, 500 livros, lanches, roupas e sorteamos uma bicicleta.
Mais uma vez gostaríamos de agradecer a todos pelo apoio e carinho, e informar a todos que estamos preparando nosso calendário para 2013 que em breve divulgaremos.
Informamos também que nossas atividades regulares voltarão ao normal no dia 18 de fevereiro.
Paz a todos!